As doses serão aplicadas sempre das 8h00 às 11h00 e das 13h00 às 15h30 - Foto: Tomaz Silva/Ag.Brasil
publicidade

A partir desta segunda-feira (07), todas as 21 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Mogi Guaçu iniciam a aplicação da vacina contra a gripe (Influenza).

A vacinação será realizada de segunda a sexta-feira, sempre das 8h00 às 11h00 e das 13h00 às 15h30, conforme cronograma da Secretaria Municipal de Saúde.

Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram

Nesta fase inicial, a campanha é direcionada a idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e demais grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.

Para receber a dose, é necessário apresentar um documento com foto e, no caso das crianças, a carteira de vacinação. Após a aplicação, o registro é feito no sistema de informação do Ministério da Saúde, obedecendo às diretrizes nacionais.

De acordo com a enfermeira Viviane Passos, coordenadora da Atenção Básica de Saúde de Mogi Guaçu, a vacinação é a forma mais eficaz de prevenção, pois reduz significativamente o número de internações e óbitos, principalmente nos meses mais frios do ano.

“Este ano iniciaremos com a vacinação para os idosos e crianças, que são mais vulneráveis a desenvolver formas graves da doença, além das gestantes. A campanha será ampliada gradativamente para os demais grupos prioritários”, explicou.

Além de idosos, crianças e gestantes, também fazem parte dos grupos prioritários as mulheres puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, quilombolas, trabalhadores da saúde, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, bem como pessoas com deficiência permanente.

A campanha também contempla profissionais das Forças de Segurança e Salvamento, das Forças Armadas, trabalhadores dos Correios e do sistema prisional, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo urbano e de longo percurso, trabalhadores portuários, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e pessoas em situação de rua.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o município será abastecido semanalmente pelo Grupo de Vigilância Epidemiológica, de São João da Boa Vista.

A vacina contra a gripe é atualizada anualmente para proteger contra as cepas mais recentes do vírus em circulação no Brasil e já integra o Calendário Nacional de Vacinação.