Os professores da rede municipal de Mogi Guaçu têm a oportunidade de aprimorar suas práticas pedagógicas por meio da formação gratuita oferecida pelo projeto Minuto Escola, que está com inscrições abertas.
A iniciativa, que já formou mais de 4.500 profissionais em 13 estados do Brasil, tem suas inscrições abertas via internet, até o próximo dia 13 de abril.
Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram
Os professores interessados podem acessar a relação de turmas e realizar suas inscrições pelo site oficial do projeto: www.minutoescola.com.br. O projeto também disponibiliza um acervo de exercícios em vídeo produzidos por cursistas ao longo das edições, acessível em www.videonaescola.com.br.
O curso propõe a transformação dos professores em mediadores de conhecimento, estimulando a produção de vídeos pela comunidade escolar e reconfigurando a sala de aula em um espaço de expressão e pluralidade.
Segundo Marcelo, criador e coordenador pedagógico do projeto, a abordagem pedagógica foca na montagem e edição, elementos essenciais da linguagem audiovisual. “Entender a dinâmica da montagem no audiovisual é tão importante quanto compreender a estruturação de uma frase na língua portuguesa”, explica.
O Minuto Escola busca desmistificar o uso do audiovisual e demonstrar como essa linguagem pode enriquecer o processo de aprendizagem.
A iniciativa visa incentiva a produção de vídeos pelos alunos, promovendo um ambiente de aprendizado dinâmico e interativo. A proposta também estimula diferentes formas de inteligência dentro da sala de aula: estudantes mais tímidos podem atuar na criação do storyboard, enquanto aqueles com perfil mais organizado assumem a produção, e os mais extrovertidos participam da atuação ou direção.
Além disso, a iniciativa incentiva o uso criativo do celular como ferramenta de aprendizado e exploração de novos conhecimentos. “Muito além dos likes, a produção de vídeos envolve movimento, interação e dinâmicas coletivas complexas”, destaca Marcelo.
O Minuto Escola 2025 conta com o patrocínio da NTS (Nova Transportadora do Sudeste), por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura.