A mobilização na região devem seguir pelos próximos dias - Foto: Divulgação
publicidade

As equipes da Secretaria Municipal de Saúde deram início nesta semana às ações de combate ao mosquito Aedes aegypti nos bairros da zona Sul do município.

A mobilização deverá seguir pelos próximos dias, com agentes de saúde atuando em diversas frentes da região.

Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram

O primeiro bairro atendido foi a Vila Paraíso. Em seguida, os trabalhos seguem para os bairros Jardim Selma, Jardim Sônia e Jardim Planalto.

As visitas têm como objetivo atuar de forma imediata em áreas com registro de casos positivos de dengue, evitando a propagação do mosquito transmissor da doença, além da chikungunya e do zika vírus.

Segundo a bióloga da Vigilância Ambiental, Cristiana Monteiro Ferraz, a atuação dos agentes de saúde e agentes comunitários é decisiva no controle da proliferação do Aedes aegypti. “A visita de bloqueio é realizada assim que há confirmação de casos. Não dá para esperar. Os criadouros precisam ser eliminados no ato da inspeção, com aplicação de larvicida, se necessário”, explicou.

A mobilização na zona Sul ocorre após finalizar a etapa de nebulização veicular em oito bairros da zona Norte, onde a atuação das equipes se concentrou nas áreas do Arruamento Primavera, Jardim Cruzeiro, Jardim Presidente, Bairro do Lote, Chácara Gonçalo, além de áreas do Parque Cruzeiro, Jardim Murilo e Capela.

Apesar da importância da nebulização veicular, Cristiana reforça que a prevenção começa dentro de casa. “O fumacê é uma ferramenta importante, mas o verdadeiro combate à dengue depende da ação de cada morador. Nossas equipes seguem nas ruas orientando e fiscalizando, mas é fundamental que todos colaborem, eliminando possíveis focos de água parada em seus imóveis”, alertou.

A Secretaria Municipal de Saúde tem reforçado o pedido à população para permitir a entrada dos agentes devidamente identificados, além de seguir as orientações repassadas durante as visitas.