
O ex-presidente Jair Bolsonaro foi internado às pressas nesta sexta-feira (11), em Natal (RN), após sentir fortes dores abdominais durante compromisso político no interior do estado.
Ele está no RN para o lançamento do projeto “Rota 22”, promovido pelo PL, que visa ampliar a articulação política da oposição no Nordeste e fortalecer o movimento pela anistia dos condenados pelos atos golpistas de 8 de Janeiro.
Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram
De acordo com o boletim médico divulgado pelo Hospital Rio Grande, Bolsonaro deu entrada na unidade por volta das 11h15.
A transferência foi feita inicialmente por via aérea, com aeronave da Polícia Militar do RN, saindo do Hospital de Santa Cruz. Ele foi levado ao Hospital Walfredo Gurgel e, posteriormente, conduzido de ambulância do SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) até o Hospital Rio Grande.
Segundo a equipe médica, o ex-presidente apresentava quadro de distensão abdominal e dor intensa. Ele foi prontamente atendido por especialistas em clínica geral, cirurgia e cardiologia, sob a coordenação do Dr. Hélio Barreto e dos cardiologistas Álvaro Barros e Dr. Marcelo Cascudo.
A direção clínica está a cargo do Dr. Luiz Roberto Fonseca, diretor médico da unidade.
O boletim informa que Bolsonaro encontra-se hospitalizado, clinicamente orientado, com sinais vitais estáveis, e está sendo submetido a hidratação venosa, antibióticos profiláticos e exames laboratoriais. Está prevista ainda a realização de exames de imagem com contraste para avaliação mais precisa do quadro.
A condução do caso segue sob observação. Segundo o boletim, a possibilidade de transferência para outros centros especializados será discutida com a família, caso os exames indiquem a necessidade de intervenção cirúrgica.
O estado de saúde de Bolsonaro é monitorado à distância por seu médico pessoal, o cirurgião Antônio Luiz Macedo, que acompanha o ex-presidente desde o atentado sofrido em 2018, em Juiz de Fora (MG).
A agenda de Bolsonaro incluía visitas aos municípios de Acari, Oiticica e Pau dos Ferros, mas pode ser parcialmente cancelada ou adiada em razão da internação.
Desde 2018, Jair Bolsonaro já passou por seis cirurgias relacionadas ao atentado à faca que sofreu durante a campanha presidencial. A mais recente foi realizada em setembro de 2023, nos Estados Unidos.
Confira a íntegra do Boletim Médico
“O Hospital Rio Grande informa que, no dia 11 de abril de 2025, por volta das 11:15 da manhã, deu entrada neste nosocômio o Ex-Presidente da República Jair Messias Bolsonaro, proveniente do Hospital de Santa Cruz, no interior do Rio Grande do Norte. A transferência foi realizada por meio de remoção aérea, utilizando veículo de asa rotativa da PM do estado do RN, com destino inicial ao Hospital Walfredo Gurgel, sendo posteriormente conduzido em ambulância do SAMU/Natal até o Hospital Rio Grande.