A medida foi oficializada via decreto assinado pelo prefeito Rodrigo Falsetti - Foto: GuaçuAgora
publicidade

A Prefeitura de Mogi Guaçu anunciou nesta terça-feira (05) a prorrogação do prazo para pagamento da cota única e da primeira parcela do IPTU 2025 (Imposto Predial e Territorial Urbano) e da Taxa de Coleta de Resíduos.

A medida foi adotada pela Secretaria Municipal de Finanças, por meio de Decreto assinado pelo prefeito Rodrigo Falsetti (PSD), em razão do atraso na entrega dos carnês físicos aos contribuintes.

Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram

Originalmente com vencimento a partir de 25 de abril, o novo calendário permite que os pagamentos da cota única ou da primeira parcela sejam efetuados até as datas previstas para a segunda parcela, que vão de 25 a 30 de maio, conforme o número de cadastro do imóvel.

O decreto que oficializa a alteração foi publicado na edição desta terça do Diário Oficial do Município.

Com a medida, quem optar pelo parcelamento precisará quitar duas parcelas em maio — a primeira e a segunda — sem incidência de juros ou multas.

A partir da terceira, os vencimentos seguem conforme o cronograma original, mês a mês, permitindo que os contribuintes se organizem financeiramente.

A cota única segue com o benefício de 8% de desconto, com exceção da Taxa de Coleta de Resíduos, que não possui abatimento.

Os boletos poderão ser pagos em agências bancárias, casas lotéricas e pelo internet banking. Após o vencimento, será necessário atualizar o boleto por meio do site da Prefeitura (www.mogiguacu.sp.gov.br) ou pessoalmente, no Departamento de Arrecadação, no Paço Municipal.

A Secretaria de Finanças antecipou ainda que não haverá Refis em 2025, e que aproximadamente 70 mil carnês começarão a ser entregues a partir da próxima semana.

Após o vencimento, o contribuinte deve atualizar o boleto por meio do Portal da Prefeitura, ou presencialmente, no Departamento de Arrecadação, instalado no Paço Municipal.

Os carnês do IPTU e da Taxa de Coleta de Resíduos estão disponíveis no site da Prefeitura. Para acessar o carnê, basta o contribuinte entrar no endereço https://mogiguacu.intertecsolucoes.com.br/ords/mguacu/f?p=1577:1::::::, acessar a aba 2ª via e espelho do IPTU e imprimir as parcelas para o pagamento. Uma das novidades do IPTU 2025 é a possibilidade de pagamento via pix ou por meio do QR Code ou código de barras.

Para realizar o pagamento de forma online, o contribuinte precisa estar com o número de cadastro municipal do imóvel em mãos. Este número fica disponível na capa de carnê de IPTU, do lado direito do nome e endereço do contribuinte. A inscrição imobiliária do imóvel deve ser digitada sem traços, com as duas iniciais maiúsculas e mais os 12 dígitos numéricos. Exemplo: NE123456789000.