
Iniciada nesta segunda-feira (10), a nebulização veicular e costal segue acontecendo até quarta-feira (12) nos imóveis localizados em sete novo bairros na área central e Zona Leste.
A ação que tem como objetivo eliminar mosquito Aedes aegypt, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, em estágio adulto vêm ocorrendo no Jardim Veneza, Chácaras Nova Odessa, Jardim América, Jardim Novo I, Desmembramento Santana, Jardim Almira e Jardim Santa Maria II.
Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram
A aplicação do inseticida com equipamento costal é realizada durante as visitas dos agentes de saúde, complementando a vistoria e orientação da população em relação a importância de eliminar os pontos de água parada e que servem de criadouro para o Aedes.
A nebulização veicular acontece sempre a partir das 17h00 e cumpre um roteiro de três dias consecutivos para execução do ciclo preconizado pelas autoridades de saúde.
As equipes avisam os moradores antes do início da aplicação, já que a população também pode ajudar mantendo as janelas, portas e cortinas abertas. O veículo percorre os bairros pulverizando o produto químico para matar os mosquitos adultos, possivelmente infectados com o vírus da dengue.
“Nós estamos priorizando as áreas de maior incidência da doença e os bairros que já foram visitados pelos agentes de saúde, porque eles explicam para os moradores o que deve ser feito no momento das nebulizações. É um trabalho que vem sendo feito por regiões, neste momento, e que tem dado resultado”, comentou a bióloga da Vigilância Ambiental, Cristiana Monteiro Ferraz.