
As UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) Jardim Novo II e Jardim Santa Marta passaram a contar esta semana com laboratórios internos de análises clínicas operando 24 horas por dia.
A implantação das estruturas elimina a necessidade de encaminhamento das amostras para laboratórios externos, acelerando a emissão dos laudos, com expectativa de liberação dos resultados em até 40 minutos.
Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram
A apresentação oficial dos equipamentos das duas unidades ocorreu nesta sexta-feira (07), reunindo representantes do Executivo e Legislativo.
Os laboratórios possuem capacidade para realizar os principais exames necessários ao atendimento médico da rotina diária de cada unidade. Entre os exames disponíveis estão os de bioquímica de amilase, Transaminase Glutâmico-Oxalacética (TGO), Transaminase Glutâmico-Pirúvica (TGP), Creatina Quinase MB (CK-MB), troponina, ureia, creatina, sódio e potássio, gasometria, hemograma, urina e coagulograma.
Cada uma das UPAs está equipada com quatro aparelhos sendo: BM 200 – Bioquímica (200 exames/hora); Gasômentro (gasometria arterial e venenosa); AVL Roche (sódio e potássio); e XN 550 Sysmex (hemograma) e microscópio (hemograma e uréia).
Juntas, elas atendem, em média 1.050 pacientes por dia, sendo 600 atendimentos diários na UPA do Jardim Novo II e 450 atendimentos/dia na UPA do Jardim Santa Marta.
O prefeito Rodrigo Falsetti (PSD) acompanhou a apresentação das novas instalações e destacou sua importância. “Isso é mais um avanço da Saúde de Mogi Guaçu. Os novos laboratórios irão processar exames de urgência e essa mudança visa reduzir o tempo de espera por resultados e aumentar a eficácia dos diagnósticos, especialmente em meio à atual epidemia de dengue”, comentou.