
Integrantes da Corregedoria Regional Eleitoral de São Paulo abriram em fevereiro a série de vistorias nos Cartórios Eleitorais do estado de São Paulo, dando a largada aos trabalhos conferindo as atividades do órgão guaçuano.
A equipe vinculada ao TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral) estiveram no Cartório local verificando e avaliando aspectos sobre atendimento ao público, controle de documentos, material de expediente e registros cartorários, procedimentos em sistemas administrativos, processos judiciais em tramitação, além da gestão do cadastro eleitoral e a situação do quadro de pessoal.
Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram
Os corregedores estiveram em Mogi Guaçu no dia 6 de fevereiro, analisando os pontos pré-determinados para elaboração do relatório geral das atividades desenvolvidas.
Após o levantamento de dados, foi realizado um encontro com as equipes do cartório e da Corregedoria para apresentação dos resultados.
“A visita da equipe de inspeção foi excelente. Eu me surpreendi com a atenção de todos. Fiquei satisfeito por ter tido a oportunidade de mostrar nosso trabalho e nossas instalações”, disse o chefe da 216ª Zona Eleitoral, Delfim Nadais.
Ao fim do procedimento, um relatório é encaminhado ao juiz responsável pela zona eleitoral, no prazo de até 30 dias, para a adoção de providências necessárias, se for o caso.
Ao todo, a Corregedoria vai analisar 43 cartórios de São Paulo até novembro. O calendário de inspeções foi divulgado na Portaria CRE-SP nº4/2025, com os corregedores já tendo passado pelas cidades de Carapicuíba, Santa Rita do Passa Quatro, Rio Claro.
A ação busca promover melhoria nas atividades cartorárias e prevenir possíveis falhas nos serviços eleitorais.
No ano passado, foram feitas inspeções a 24 cartórios do estado, todas de forma presencial.