Técnicos do Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) estiveram em Mogi Guaçu nesta quinta-feira (13) executando a aferição dos radares instalados ao longo das avenidas Brasil e dos Trabalhadores.
Dois dos dispositivos passaram pela averiguação: um instalado na Avenida Trabalhadores próximo ao numeral 2.911 e outro no trecho da Avenida Brasil nas imediações do cruzamento com a Avenida Paula Amorim.

O trabalho foi realizado pela equipe de fiscalização da regional do Ipem-SP em São Carlos.
A verificação metrológica no radar leva de 20 minutos até uma hora. A ação envolve os fiscais do Ipem-SP e a equipe da empresa responsável pelo instrumento.
Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram
Caso o equipamento seja aprovado, recebe um certificado válido por um ano. Quando há reprovação a empresa fabricante é notificada a corrigir o erro.
Os resultados das análises deverão ser atualizados no sistema do órgão estadual nos próximos dias.
O Ipem-SP realiza a verificação metrológica dos radares, instrumentos utilizados para medir e registrar velocidade destinados ao monitoramento do trânsito, em todo o Estado de São Paulo. Conforme a portaria Inmetro 158/2022, é obrigatória a verificação metrológica uma vez por ano ou toda vez que o equipamento passar por reparo. A obrigatoriedade da fiscalização do Ipem-SP também é feita para manter a relação de confiança entre o cidadão e o governo.
Em 2024, o Ipem-SP verificou 5.028 radares nos 645 municípios que compõem o Estado de São Paulo.