Uma empresa instalada na região da Vila São Carlos foi multada nesta segunda-feira (24) em 400 UFIMs (Unidades Fiscais do Município), equivalente à R$ 1.924,00, pelo descarte irregular de entulho ocorrido durante final de semana em uma área pública no Jardim Ypê Pinheiro.
O flagrante foi realizado por populares vizinhos do local alvo do despejo irregular durante o final de semana e encaminhado para a Secretaria de Serviços Municipais, que emitiu a autuação após a identificação do veículo.
Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram
No flagrante, um homem aparece retirando o material de descarte da caçamba de uma pick-up VW/Saveiro e deixando na área pública.
Segundo a pessoa responsável pela denúncia, afirmou que a ação flagrada não foi a única realizada pelo mesmo veículo.
Além da penalidade financeira, a empresa proprietária do veículo também foi notificada para que execute o recolhimento do material descartado irregularmente num prazo de até 24 horas a partir da notificação, sob risco de nova autuação.
De acordo com a Secretaria de Serviços Municipais, somente exte ano já foram expedidas 16 multas por despejo irregular. O descarte irregular é crime ambiental, o que pode resultar em multa de 200 a 400 UFIMs.
“São pessoas e até empresas que saem do conforto de seus lares para jogar lixo e entulho em áreas verdes ou em terrenos baldios. É uma prática abusiva e que vamos combater”, ressaltou o secretário de Serviços Municipais, Fábio Luduvirge.
A Prefeitura mantém canais de denúncia em relação ao descarte irregular de entulho e lixo nas ruas, áreas verdes ou terrenos. Elas podem ser feitas anonimamente pelo telefone 156 (Ouvidoria do Município) ou diretamente para a SSM pelo 3811-7030 (WhatsApp).