Anunciada no final do ano passado como um projeto de campanha eleitoral, a instalação de uma Fatec (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo) em Mogi Guaçu teve um passo importante nesta segunda-feira (16), com representantes do Centro Paula Souza visitando o prédio do Cegep (Centro Guaçuano de Educação Profissional) para avaliação técnica sobre a viabilidade do espaço.
A comitiva do órgão estadual responsável pela gestão das Fetecs conheceu as salas, espaços para laboratório e outras dependências do imóvel localizado na Rua Francisco Franco de Godoy Bueno, no Imóvel Pedregulhal.
Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram
Além do diretor superintendente do Centro Paula Souza, Clóvis Dias, coordenadores do órgão estadual, o deputado estadual Barros Munhoz (PSDB) e o prefeito Rodrigo Falsetti (PSD) acompanharam a visita.
Nas próximas semanas, os detalhes do imóvel que ainda possui toda a estrutura administrativa e auditório deverão ser encaminhados para o órgão estadual que irá emitir o parecer em relação a viabilidade do local para acolher as primeiras turmas da Fatec guaçuana.
Por enquanto, não há uma data decisão seja tomada. Mas caso o local atenda as condições técnicas, a confirmação da vinda da Fatec para o município poderá acontecer ainda este ano, com a primeira turma realizando o processo seletivo já para o primeiro semestre de 2026.
O prazo também é suficiente para que as turmas dos cursos técnicos do Cegep concluam os semestres pendentes.
Caso não haja a aprovação, o Município terá de ceder uma área para o Centro Paula Souza, para construção da unidade, o que irá atrasar a início da primeira turma.
Mogi Guaçu será a terceira cidade da Baixa Mogiana a contar com uma unidade da Fatec, Mogi Mirim e Itapira já contam faculdades que oferecem ensino superior tecnológico.