A ação mobilizou equipes da GCM e outros órgãos municipais - Foto: Ilustração
publicidade

Pelo menos quatro depósitos de sucata e materiais recicláveis foram notificados nesta terça-feira (18) durante a Operação Força Integrada, executada pela Secretaria Municipal de Segurança Pública, com apoio de equipes de outros órgãos municipais.

O trabalho foi executado em estabelecimentos instalados nas ruas Conchal, Bauru, Lindor de Souza Leite e José Cândido Rangel, com averiguação da presença de possíveis materiais ilícitos, verificação da documentação e acondicionamento dos itens em busca de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram

Durante a vistoria nos pontos que já haviam sido mapeados, a fiscalização constatou que nenhum dos estabelecimentos possuía a documentação regular, com ausência das licenças de funcionamento e AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros).

Em um depósito Jardim Santa Helena, os agentes também encontram criadouro do mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.

Dentro das normas legais, os responsáveis foram notificados sobre as irregularidades encontradas e orientados a efetuar a regularização para evitar a aplicação de multas e fechamento estabelecimentos.

“Por isso, os proprietários foram notificados para que providenciem regulamentação dentro do prazo estipulado, assim como o estabelecimento com criadouro de dengue foi notificado pela Vigilância Epidemiológica. Após o término dos prazos de regularização de documentos, novas fiscalizações serão realizadas e as irregularidades serão autuadas pelo setor responsável”, explicou o secretário Municipal de Segurança, Élzio Romualdo.

De acordo com o secretário, a operação teve como objetivo executar ações preventivas por meio da integração entre as Secretarias, setores e instituições envolvidas, juntamente com a Guarda Civil Municipal e o Corpo de Bombeiros.

“Esta operação é o ponto de partida para uma série de fiscalizações que iremos realizar ainda em outros estabelecimentos, dos quais, já recebemos denúncias sobre furtos e de usuários de entorpecentes”, adiantou.

A Operação Força Integrada foi realizada entre as Secretarias de Segurança, de Serviços Municipais, de Saúde e de Comunicação, assim como a GCM (Guarda Civil Municipal) e o Corpo de Bombeiros. A ação contou ainda a colaboração de servidores do setor de Fiscalização, Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica e com o apoio da Renovias e da Neoenergia.

“A Secretaria Municipal de Segurança, em conjunto com os demais setores envolvidos, já está planejando a próxima etapa da operação com fiscalização em outros locais do município”, completou Romualdo.