O animal recebeu os cuidados iniciais e em seguida foi levado até o Centro de Reabilitação - Fotos: Divulgação/Associação Mata Ciliar
publicidade

Um lobo-guará fêmea já adulta num quadro bastante grave de saúde foi resgatada pela equipe da Unidade de Conservação de Mogi Guaçu, a Fazenda Campininha, e a equipe da Associação Mata Ciliar.

O resgate ocorreu na segunda-feira (30), depois que o animal foi avistado por funcionários da unidade caminhando com extrema dificuldade pela região próxima à sede.

Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram

Para evitar uma situação que pudesse agravar seu quadro, ele foi acompanhado à distância enquanto os agentes da Mata Ciliar eram acionados.

Após constatar que havia se abrigado numa casa abandonada, os técnicos realizaram a aproximação e a captura, com auxílio de uma rede.

Ele foi retirado da área confinada e já na avaliação inicial constatados diversos ferimentos, alguns em estado adiantado de necrose e infecções, além de sinais de desidratação.

Depois de estabilizado, o animal foi encaminhado até o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres, em Jundiaí (SP), onde os cuidados necessários vêm sendo realizados.

De acordo com a equipe da Associação Mata Ciliar, em razão das condições severas que ela se encontrava, é possível que o animal já vinha buscando um local para permanecer abrigada até a morte.

A reportagem do Portal GuaçuAgora entrou em contato com a Associação para atualizar o estado de saúde da loba. Porém, até a publicação da matéria o quadro não havia sido atualizado.