Segundo a denúncia, o ato racista partiu de um atleta da Itapirense e teria ocorrido durante a partida - Foto: Divulgação/Itapirense
publicidade

A bola começou a rolar na única sede da região da Baixa Mogiana da Copa São Paulo de Futebol Junior neste sábado (04), em Itapira, com o confronto entre Itapirense e América-RJ.

Mas a partida que teve a vitória do clube carioca pelo placar de 2 a 1, acabou ganhando destaque de forma lamentável, com a denúncia de racismo feita pelo jogador americano, João Pedro Carvalho Moraes, partindo de um jogador adversário.

Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram

De acordo com o registro feito na súmula pelo árbitro Elder Patrick Dantas, o atleta e um dirigente do clube o procuraram após o fim do confronto relatando o caso.

“Informo que após o término da partida nós da equipe de arbitragem juntamente com o diretor da partida o SRº Gregorio Rossi Gorni, que o atleta João Pedro Carvalho Moraes N° 15 da equipe América Football Club (RJ) sofreu ato racista, e o diretor da partida se prontificou a tomar as decisões cabíveis”, registrou o árbitro.

Organizadora da competição, a FPF (Federação Paulista de Futebol) informou por meio de nota oficial que o diretor de jogo levou o caso para a PM (Polícia Militar) e fará o encaminhamento à Justiça Desportiva para que sejam tomadas todas as medidas cabíveis.

O América repudiou o ocorrido e reforçou seu compromisso com o combate ao racismo.

Já a Itapirense informou, através de suas redes sociais, que não conseguiu identificar nas imagens da partida o episódio relatado. O clube de Itapira ainda destacou seu posicionamento contra qualquer forma de discriminação e aguardar a apuração dos fatos.

Além da esfera desportiva, o caso também será tratado criminalmente. A investigação ficará à cargo da Delegacia Seccional de Mogi Guaçu.