A nova estação começou pontualmente às 6h21 deste sábado (21) - Foto: GuaçuAgora
publicidade

Oficialmente, o Verão 2024/2025 teve início às 6h21 deste sábado (21) em todo o hemisfério sul. E segundo as previsões feitas pelos meteorologistas do Instituto ClimaTempo, para o estado de São Paulo, a nova estação deverá ter um comportamento atípico.

Nesta temporada, o fenômeno El Niño, que no Verão anterior colaborou para manter a atmosfera aquecida acima do normal e contribuiu para a formação de ondas de calor e de eventos extremos, não irá atuar.

Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram

Assim, o padrão de chuva e de temperatura neste ano deverá ser diferente.

De acordo com o ClimaTempo, o estado de São Paulo, deve ter uma alternância entre semanas chuvosas com temperaturas próximas ou abaixo da média e semanas de calor e pancadas de chuva típicas para o período.

A nova estação será menos quente do que o Verão de 2023/2024, com períodos mornos pelo Litoral e no Leste de São Paulo.

A expectativa é de que frentes frias devam avançar com frequência pelas regiões costeiras do Sudeste e favorecer a ocorrência dos corredores de umidade, que aumentam a chuva, com possibilidade de formação de ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul).

O Verão desta temporada também promete trazer mais chuva para os paulistas, na comparação com o Verão 2023/2024, o que vai ajudar a manter a temperatura próxima da média.