Quatro dos oito caminhões que executam a coleta do lixo doméstico de Mogi Guaçu não saíram do antigo aterro municipal nesta terça-feira (10), comprometendo os serviços de parte dos bairros atendidos.
A paralisação é resultado da dívida acumulada pela Prefeitura junto à empresa Troupe Brasil, proprietária dos veículos compactadores utilizados no município e que correspondem a 50% da frota a disposição na cidade.
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Além da locação dos veículos, o contrato firmado em abril deste ano estabelece que a empresa com sede na cidade de Cosmópolis (SP) também ofereça oito motoristas para condução dos caminhões e que teriam recebido a orientação para suspender as atividades.
Segundo apuração realizada pela reportagem do Portal GuaçuAgora, a ordem aos funcionários partiu da própria gerência da Troupe.
Sem os quatro veículos a disposição, a coleta de lixo que nesta terça-feira seria feita em bairros como Jardim Canaã, Santa Terezinha, Jardim Novo I, Limeiro, Jardim Herdy, Jardim Zaniboni, Imóvel Pedregulhal, Jardim Guaçu Mirim, Itacolomy, Planalto Verde, Vila Júlia, Vila Paraíso e Morro do Ouro, entre outras regiões, ficou comprometida.
De forma emergencial, os servidores que atuam na coleta realizaram uma espécie de revezamento no cumprimento das rotas nos setores atendidos, mas de forma parcial.
O contrato de locação de quatro caminhões compactadores com oito motoristas, incluindo combustível e manutenção dos veículos.
A reportagem do GuaçuAgora contatou a Troupe Brasil através de seu escritório, em Cosmópolis, porém até a publicação da matéria a direção não havia respondido as questões formuladas.
Já a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação Social, confirmou a paralisação e o atraso no pagamento. Ainda segundo a administração municipal, a dívida acumulada com a empresa é de aproximadamente R$ 800 mil e o pagamento foi realizado nesta terça-feira.
A Prefeitura afirmou ainda que a expectativa é de que a normalização dos serviços ocorra já nesta quarta-feira (11).
Confira a Nota Oficial:
“A Secretaria de Finanças informa que realizou hoje, dia 10 de dezembro, o pagamento de cerca de R$ 800 mil referentes aos serviços terceirizados de coleta do lixo doméstico. Já a Secretaria de Serviços Municipais esclarece que as atividades sofreram atrasos por conta da interrupção de quatro caminhões, mas seguem em andamento com outros quatro veículos do município sem prejuízos para a população. A expectativa é de que os serviços sejam integralmente normalizados já a partir da manhã desta quarta-feira, dia 11 de dezembro”.