publicidade

O mercado de consórcios imobiliários está em ascensão, impulsionado pelo aumento das exigências dos financiamentos de imóveis, com elevação dos percentuais de entrada e taxas de juros em elevação.

Dados divulgados pela ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios) mostram que, em setembro de 2024, o número de consorciados ativos alcançou 11,07 milhões, um crescimento de 11% em relação ao mesmo período do ano passado. Esse é o maior volume registrado na história da modalidade, que já soma 62 anos de existência.

Na região da Baixa Mogiana, uma das referências para consórcios é a Broliani Corretora de Seguros e Consórcio, localizada na Rua Francisca de Lima, 113, Jardim Nossa Senhora das Graças, Mogi Guaçu.

A corretora oferece atendimento especializado para quem deseja aderir ao sistema de consórcios de forma planejada e estratégica e tem os telefones (19) 9 9277-8994 ou (19) 9 9222-9449 a disposição para simulações e esclarecimento dúvidas.

De acordo com Vagner Broliani, corretor e fundador da Broliani, o cenário regional é de aquecimento, seguindo uma tendência que se observa em todo o país como opção tanto para concretização de projetos pessoais quanto investimentos, tendo como sua principal característica o planejamento financeiro mais inteligente e de baixo custo no mercado atual, destaca.

A modalidade tem atraído um público diversificado, indo além dos consumidores tradicionais. Muitos investidores estão aderindo aos consórcios como uma estratégia para ampliar patrimônios enquanto mantêm a liquidez de seus recursos financeiros.

Este crescimento reflete não apenas o aumento do número de consorciados, mas também do valor médio dos créditos contratados, que atingiu R$ 104 mil em agosto deste ano.

Em um cenário de juros elevados, os consórcios têm se destacado como uma solução de planejamento financeiro, pois o custo cobrado é apenas uma taxa administrativa, na qual se torna ilusória comparado aos juros praticados nos financiamentos tradicionais, sendo assim permite que os participantes adquiram bens e serviços de forma planejada e pagando pouco pontua Vagner.

Além disso, o sistema é flexível: os consorciados participam de sorteios regulares ou podem antecipar a contemplação por meio de lances, de acordo com as regras do grupo. Isso possibilita a aquisição antecipada do bem, sem comprometer a saúde financeira.