A obra de responsabilidade da Acimg foi viabilizada via leis de incentivo - Foto: GuaçuAgora
publicidade

Parte das celebrações de seus 65 anos de fundação, a ACIMG (Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu) realizou nesta sexta-feira (27) o lançamento oficial do livro ’65 anos desenvolvendo Mogi Guaçu’.

O evento realizado no Ecooah, futuro espaço de evento que a entidade vem construindo, reuniu associados, personagens historicamente ligados com a Associação, funcionários e convidados da entidade, sendo marcado por homenagens àqueles que direta ou indiretamente contribuíram com a obra assinada pelo escritor e historiador Marcos Marsulo.

Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram

Produzido via leis de incentivo, através do ProAc (Programa de Ação Cultural), com patrocínio da Mahle, o livro conta em suas 316 páginas a história da própria Associação, contextualizando sua trajetória à história guaçuana e os legados deixados pela instituição nas últimas décadas do município.

Anfitrião da festa, o presidente José Rubens de Carvalho, o Rubinho, destacou a importância da obra eternizar não apenas o legado escrito pela Associação como também o progresso guaçuano ao longo dos últimos anos e a coragem daqueles que têm escrito sua história. “O livro retrata isto (a coragem). Cada presidente, cada diretor, teve uma importância e entregou a Associação numa condição melhor, contribuiu de alguma forma para que ela seguisse crescendo. Cada gestão teve uma dificuldade e foi superando cada uma delas até chegarmos no que se vê hoje, mostrando que é um trabalho que está dando certo”, salientou.

Marsulo enalteceu a iniciativa da Acimg e a contribuição do projeto para que a história seja preservada. “É mosca branca alguém vir e falar que você fizesse isso pra mim. De escrever sobre a história, ouvir as pessoas, gravar os depoimentos mexer nos documentos, exatamente para que a gente não perca esta memória. Isto é raro e este livro é uma semente de um processo que vem mudando”, afirmou o autor que se envolveu durante quatro meses entre pesquisa, produção e edição.

A tiragem da edição lançada nesta sexta-feira é de 1 mil exemplares, com distribuição gratuita, seguindo as regras das leis de incentivo que viabilizaram a produção.