O novo COI está instalado na cidade de Limeira e responde pelas ações em 228 municípios - Fotos: Divulgação
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A Neoenergia Elektro confirmou a inauguração de um novo COI (Centro de Operações Integradas) instalado na cidade de Limeira (SP) e que fará o atendimento da rede que atende um total de 228 municípios espalhados pelos estados de São Paulo e do Mato Grosso do Sul.

A estrutura faz parte das ações de inovação e modernização do sistema elétrico sob concessão da empresa e será responsável por atuar em situações de contingência (backup).

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Com investimento de R$ 8,6 milhões em infraestrutura, equipamentos e tecnologia de ponta, a central vai monitorar, em tempo real, o que se passa em toda rede elétrica, realizando um trabalho similar ao que o COI principal já realiza em Campinas (SP).

Dessa maneira, será possível ampliar a capacidade de atuação e a agilidade da operação, em casos de contingência.

A nova central conta com 15 posições para controladores, analistas e engenheiros de operação que farão o monitoramento do sistema elétrico.

A estrutura conta, também, com um telão que apresenta, em tempo real, uma radiografia do sistema de energia. O COI de Limeira também poderá funcionar ininterruptamente 24 horas por dia, sete dias por semana.

As estações de trabalho do novo Centro de Operações são equipadas com seis monitores, acompanhando diferentes indicadores e variáveis, com monitoramento remoto e outros sistemas técnicos.

As informações trazidas pelos sistemas oferecem aos controladores inúmeras possibilidades de análise, além de alarmes para suporte na tomada de decisão.

Entre as inovações de infraestrutura está a exibição, em video wall, de um sistema de previsão meteorológica que ajuda as equipes a mapearem os pontos críticos de chuva, antecipando a tomada de decisão e permitindo uma atuação mais ágil nas situações emergenciais.

O sistema possibilita monitorar, inclusive, a quantidade de equipes necessárias para atender ocorrências, ampliando a capacidade de gestão da empresa e trazendo benefícios para a população.

Outra novidade é a implantação de um sistema que associa registros de reclamações individuais para identificar remotamente a extensão de um problema, facilitando as decisões e diminuindo o tempo de resposta.

“O COI nos dá a amplitude de tudo o que está acontecendo na rede. O sistema nos permite antecipar a identificação de problemas para que possamos direcionar a solução da situação de forma mais rápida, assertiva e com segurança, garantindo um gerenciamento melhor das equipes”, explica Jose Aparecido da Silva, gerente de operação da distribuição da Neoenergia Elektro.