O atendimento especial seguirá um cronograma já definido pela Secretaria de Saúde - Foto: Ilustração
publicidade

Dentro das ações referentes ao Novembro Azul, durante este mês, as 21 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Mogi Guaçu irão promover diversas ações para estimular os homens a cuidarem melhor de sua saúde.

A coordenadora da Atenção Primária à Saúde, Cristina Aparecida David, explicou que as atividades serão realizadas o mês inteiro no horário normal de atendimento das 7h00 às 17h00.

Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram

Além disso, ações pontuais durante três sábados de novembro serão realizadas. “Essas ações têm como objetivo não apenas detectar doenças precocemente, mas, também, conscientizar os homens sobre a importância de manter uma rotina de cuidados com a saúde, prevenindo doenças graves e promovendo qualidade de vida”, comentou.

As ações da campanha do Novembro Azul em Mogi Guaçu começam a partir deste sábado (09), com a abertura de dois postinhos em horário diferenciado das 7h às 12h, sendo a UBS Zaniboni I e UBS Zona Sul.

Na segunda-feira (11), as USFs (Unidades de Saúde da Família) Alto dos Ypês e Santa Terezinha terão o horário de atendimento para os homens estendido até às 20h00.

No sábado (23), as UBSs da Zona Norte e Centro de Saúde e a USF Chácaras Alvorada estarão abertas das 8h00 às 12h00. E a UBS Guaçuano das 7h00 às 12h00.

Já no dia 30 de novembro a UBS Ypê II e as USFs Santa Cecília e Chaparral terão o horário de atendimento das 7h00 às 12h00.

Entre as ações previstas estão consultas e exames preventivos para avaliação geral de saúde, realização de exames clínicos, verificação de pressão arterial e de glicemia capilar e triagem de fatores de risco para câncer de próstata e outras doenças, além da solicitação de exame de sangue que ajuda a identificar a presença de câncer de próstata e outras doenças prostáticas, como, por exemplo, o de PSA (Antígeno Prostático Específico).

“Esse público também vai receber orientações sobre a saúde masculina por meio de palestras e sessões informativas que abordarão temas, como câncer de próstata, câncer de pênis, diabetes, hipertensão, obesidade e doenças sexualmente transmissíveis e ainda aconselhamento individual sobre a importância dos cuidados preventivos e do check-up regular”, informou a coordenadora.