Os resultados finais da iniciativa foram apresentados nesta quarta-feira (27) - Foto: Divulgação
publicidade

As ações guaçuanas do Programa Saneamento para Todos – Esgotamento Sanitário, desenvolvido em parceria pelo Samae (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto) e a unidade local do Senac, teve seus resultados finais apresentados nesta quarta-feira (27).

O encontro realizado na sede da instituição de ensino marcou o encerramento das ações desenvolvidas pela parceria, e que desde 2020 foi executado contando com apoio da Secretaria Municipal de Educação e da Caixa Econômica Federal, responsável pelo financiamento das atividades.

Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram

A iniciativa, que integrou a construção do segundo módulo da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) e a desativação da lagoa da antiga ETE da Avenida Brasil, recebeu investimentos de aproximadamente R$ 24 milhões, incluindo R$ 280 mil destinados ao projeto social.

Alunos de 22 escolas municipais participaram de 22 atividades, que somaram 242 ações e mais de 660 horas de aprendizado.

As composteiras distribuídas para todas as escolas participantes foram apenas uma parte das iniciativas. Palestras e oficinas abordaram temas essenciais como preservação ambiental e a importância do saneamento, despertando uma nova consciência nos jovens e suas famílias.

Para Sandra Carrozzo, assistente social do Samae, o projeto foi além do esperado. “Não apenas educamos, mas fortalecemos a comunidade e geramos impactos reais no dia a dia das famílias”, destacou.

Criado pelo Governo Federal, o Programa Saneamento para Todos – Esgotamento Sanitário busca melhorar a saúde e a qualidade de vida em todo o Brasil.