A cerimônia realizada nesta quarta-feira (27) reuniu autoridades e diretores da RandonCorp - Fotos: GuaçuAgora
publicidade

Numa cerimônia que contou com a presença figuras políticas, autoridades locais e a alta direção da RandonCorp, a unidade guaçuana da Castertech foi oficialmente inaugurada nesta quarta-feira (27).

E a apresentação oficial da planta que inicialmente irá fundir componentes para conjuntos de freios da linha de veículos pesados foi marcada pelo anúncio dos diretores da multinacional de planos de ampliação da linha de produção instalada em Mogi Guaçu.

Ainda sem definir uma data, o diretor geral da Castertech, Leandro Correa, adiantou que a estrutura adquirida pelo grupo em Mogi Guaçu com “Aqui nós viemos pra ficar, nós viemos pra crescer dentro deste estado e principalmente dentro desta cidade maravilhosa. A Castertech, nos últimos sete anos, ela cresceu 20 vezes sua receita líquida, se tornando líder em sistemas de rodagem de ferros fundidos na América Latina. É com este entusiasmo, com este prazer, que alcançamos uma nova meta com a implantação desta belíssima planta nesta cidade maravilhosa. Numa área de 240 mil metros quadrados, com uma área construída de 10 mil metros (quadrados), e que não vamos irão parara por aí. Pois a nossa grande ambição é de duplicação das nossas operações aqui”, enfatizou o diretor.

Outro a destacar a importância da nova unidade da Castertech em Mogi Guaçu foi o presidente da RandonCorp, Daniel Randon, que lembrou das origens da então oficina fundada por seu pai, Raul Randon, e o desejo sempre manifestado por ele de que o grupo passar a operar no segmento de fundição. “Para nós, é um orgulho ver onde chegamos com a Castertech, não só em Caxias (RS), na região Sul, mas agora no estado de São Paulo”, salientou o presidente da multinacional.

O prefeito em exercício, Major Marcos Tuckumantel (MDB) e o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) foram os únicos políticos a discursar durante a cerimônia e ambos destacaram a importância da aposta da RandonCorp, através da Castertech, em investir no município e estado de São Paulo, fortalecendo a industrialização tanto de Mogi Guaçu quanto da região da Baixa Mogiana.

O complexo fabril inaugurado nesta quarta-feira foi adquirido em novembro de 2022 por meio de leilão das instalações industriais da Fundição Balancins, com investimento inicial foi de cerca de R$ 130 milhões.

Além de possibilitar o aumento da capacidade de produção da Castertech, o novo parque industrial ficará dedicado para as unidades da Vertical de Autopeças da Randoncorp.

Seguindo o modelo da companhia, a unidade da Castertech em Mogi Guaçu terá destaque para o desenvolvimento de novas tecnologias de ligas fundidas por meio de nanopartículas de nióbio. A planta, modelo em conectividade, utiliza IA (Inteligência Artificial) para otimização de resultados, aumentando em até 20% a produtividade da unidade e em até 70% a otimização do tempo de programação, além de contar práticas limpas e sustentáveis nos seus processos de fundição, como reutilização da areia e controle máximo na liberação de poluentes.

“Fortalecemos nossa estratégia de crescimento sustentável com mais esse movimento de expansão de operações, incorporando uma unidade fabril, estrategicamente localizada, que amplia ainda mais nossa capacidade instalada, abrindo ainda mais possibilidades no mercado nacional e internacional, com forte investimento em novas tecnologias de produtos”, complementa o vice-presidente executivo América do Sul e COO Vertical Autopeças da Randoncorp, Ricardo Escoboza.

A companhia anunciou, no início do ano, investimentos no mesmo parque fabril para a abertura de fábrica da Suspensys em Mogi Guaçu, em localização conjunta à unidade da Castertech.

A Suspensys, que também integra a vertical Autopeças da companhia, tem acordo com a Mercedes-Benz do Brasil para o fornecimento exclusivo de componentes à frota de ônibus e caminhões produzidos pela montadora global no Brasil.  A previsão de início das operações é o primeiro trimestre de 2025.