As rodovias paulistas dominam as principais colocações entre as principais estradas do Brasil, ocupando nove das dez mais bem avaliadas.
O levantamento divulgado nesta terça-feira (19) pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) mante uma tendência que já tem sido observada nos últimos anos, com a rodovia mais bem avaliada nesta edição ficando com a Raposo Tavares (SP-270).
A Pesquisa CNT de Rodovias 2024 avaliou criteriosamente as condições das principais vias do país. Para determinar a classificação, foram utilizados três pilares fundamentais como metodologia, que considera:
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Pavimento: A qualidade do pavimento é um fator crucial para a segurança e o conforto dos usuários, impactando diretamente na vida útil dos veículos e nos custos de transporte. São avaliados aspectos como a presença de buracos, rachaduras, ondulações e deformações na superfície da pista.
Sinalização: A sinalização adequada é essencial para orientar os motoristas, garantir a fluidez do tráfego e prevenir acidentes. A pesquisa analisa a presença, visibilidade e estado de conservação de placas, faixas e outros elementos de sinalização, como tachas refletivas e defensas.
Geometria da Via: A geometria da via engloba as características físicas da rodovia, como curvas, aclives, declives, acostamentos, pontes e viadutos. Esses elementos influenciam diretamente na segurança e na capacidade da via de suportar o tráfego.
A pesquisa aponta que as rodovias concedidas, 63,1% (17.814 quilômetros) da extensão avaliada estão em condições satisfatórias, classificadas como Ótimo ou Bom, porém, nas demais, o indicador cai para 22,7% (19 mil quilômetros).
Uma das prioridades da gestão paulista, o programa de concessões rodoviárias integra o plano São Paulo na Direção Certa, lançado em maio. O plano está estruturado em três eixos centrais: Expansão de Investimentos, Melhoria e Efetividade do Gasto e Redução de Despesas Correntes, e Modernização da Administração Pública. Entre as medidas previstas, destaca-se a elaboração de estudos para a ampliação dos programas de transação tributária, a renegociação da dívida do Estado com a União, a modernização da relação do Fisco com os contribuintes e a revisão dos benefícios fiscais e tributários.
As rodovias paulistas que figuram entre as dez melhores do país são:
- Raposo Tavares (SP-270)
- Rodovia dos Tamoios (SP-099)
- Rodovia Engenheiro Paulo Nilo Romano (SP-225):
- Rodoanel Mário Covas (SP-021)
- Rodovia dos Bandeirantes (SP-348)
- Rodovia Elyeser Montenegro Magalhães (SP-463)
- Rodovia Marechal Rondon (SP-300)
- Corredor Aryton Senna/Carvalho Pinto (SP-070)
- Corredor Dom Pedro I (SP-065)