O novo espaço é dedicado ao desenvolvimento na primeira infância - Fotos: Divulgação
publicidade

A Bebeteca do Instituto Balangandã foi oficialmente apresentada na manhã do sábado (26), em evento com a presença de pais, educadores e parceiros do novo espaço dedicado ao desenvolvimento na primeira infância. Na ocasião, os presentes puderam conhecer o ambiente especialmente planejado para estimular a autonomia e a iniciativa das crianças, incentivando a exploração de materiais e brinquedos lúdicos e educativos.

“A Bebeteca é um espaço para brincar e fortalecer vínculos afetivos. É um ambiente onde bebês podem explorar o próprio corpo, interagir com brinquedos e onde famílias se reúnem para observar as crianças em ação”, explicou a diretora e coordenadora pedagógica do Instituto Balangandã, Letícia Fernandes Bazani.

Além de promover o brincar, a Bebeteca conta com uma seleção de livros voltados à primeira infância, incentivando o hábito da leitura entre cuidadores e crianças. A utilização do espaço é gratuita e aberta ao público, respeitada a capacidade de até oito crianças acompanhadas de responsáveis, com controle de permanência de uma hora em caso de grande procura.

“Nosso objetivo é oferecer momentos de lazer e desenvolvimento para crianças na primeira infância, um espaço que seja seguro e ideal para elas”, acrescenta Paulo Bazani, da Progescult Gestão de Projetos.

O projeto foi viabilizado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural) do Governo do Estado de São Paulo, com patrocínio do Grupo Penha S/A e apoio do Supermercado Delalana.

“A proposta de uma biblioteca para a primeira infância chamou nossa atenção por seu potencial transformador. Decidimos apoiar essa iniciativa como forma de valorizar a comunidade local”, comentou o gerente de Controladoria do Grupo Penha, Rafael Beghini.

O projeto também inclui rodas de conversa para gestantes e famílias, além de oficinas de contação de histórias e atividades de sensibilização musical para bebês e gestantes, com expectativa de beneficiar cerca de 12 mil pessoas nos próximos 18 meses.

Também presente no evento, a professora de Educação Infantil Fernanda Moreira elogiou a iniciativa e disse que o novo espaço já despertou inspirações para novas atividades pedagógicas.

“É algo fantástico. Um lugar muito bem pensado para as crianças. Tudo aqui é feito para que elas tenham acesso e se sintam à vontade. Estou encantada”, disse a mãe de duas crianças: Luísa, de um ano e nove meses, e de Laís, de seis meses.

A Bebeteca fica na sede do Instituto Balangandã, na Rua Bento da Rocha, 112, e funciona de segunda a sábado, exceto às terças-feiras. Durante a semana, o horário é das 8h30 às 11h00 e das 16h00 às 19h00; aos sábados, o atendimento ocorre das 8h30 às 11h30.

Fundado em 2017 em Itapira, o Instituto Balangandã tem como missão promover ações culturais e educação musical, desde bebês, com equidade e sensibilidade.

O espaço fica na Rua Bento da Rocha, 112, no Centro, e oferece cursos e aulas de Flauta Doce, ⁠Piano, ⁠⁠Violão, ⁠⁠Violino, ⁠Violoncelo, ⁠Rodas de Leitura, ⁠Sensibilização Musical para gestantes, bebês e pequeninos e para alunos com deficiência, ⁠Iniciação Musical e ⁠Canto Coral.

Todos os cursos são voltados ao público de 0 a 14 anos, com vagas particulares e também gratuitas que são oferecidas graças ao patrocínio do Grupo Penha S/A e Supermercado Delalana por meio do ProAC (Programa de Ação Cultural) da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, e das empresas Laboratório Cristália, Grupo Penha S/A, Imbil e Micropack por meio da Lei Rouanet do Ministério da Cultura.

Para mais informações acesse o site oficial www.balanganda.art.br ou entre em contato pelo WhatsApp (19) 9.9502-3969. As novidades podem ser acompanhadas pelas redes sociais do Instituto Balangandã no Instagram e no Facebook.