A iniciativa irá envolver equipes da AES e das forças de segurança e socorro do município - Foto: Divulgação
publicidade

Inicialmente previsto para acontecer em agosto e adiado pelos envolvidos com sua organização, o simulado de evacuação das áreas ribeirinhas do Rio Mogi Guaçu será realizado na manhã desta quinta-feira (24).

A medida tem caráter preventivo e faz parte do PAE (Plano de Ação de Emergência) implementado pela AES, responsável pela gestão da barragem da Pequena Central Hidrelétrica do Rio Mogi Guaçu.

Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram

A ação ocorre a partir das 9h00 e mobilizará equipes da Defesa Civil, GCM (Guarda Civil Municipal), PM (Polícia Militar), Corpo de Bombeiros e outras forças emergenciais, além da própria AES.

O Simulado de Evacuação é a última etapa do processo de implementação do PAE, quando a população que reside nas áreas de risco será orientada sobre o deslocamento aos pontos de segurança.

De acordo com a AES, em Mogi Guaçu, são 15 pontos de encontro.

Segundo o planejamento já divulgado, na quinta-feira as sirenes serão acionadas às 9h00 informando a população que se trata de um simulado.

Avisos estão orientando os moradores sobre a ação, que é voluntária fazendo com que os moradores sigam as rotas até o ponto de encontro mais próximo de sua residência.

As equipes de segurança farão a orientação dos moradores, acolhimento nos pontos de segurança, vistoria dos locais afetados e posteriormente liberação das áreas para retorno dos moradores.

“A proposta é empoderar as pessoas e mostrar o que pode ser feito em uma possível situação de emergência. É uma cultura muito difundida em outros países, e no Brasil nós estamos acostumados a lidar com isso em ocasiões como simulação de protocolo de incêndio em edifícios. Mesmo que o risco de acontecer algo seja pequeno, esse tipo de preparação é vital para conter os riscos”, diz Wagner Pernias, Gerente de Meio Ambiente e Infraestrutura da AES.

Ainda dentro do PAE, nos últimos meses o município recebeu a instalação de sistemas de sirene em pontos estratégicos e a instalação de aproximadamente 200 placas de orientação da população.