A prorrogação foi determinada em razão das previsões de pouca chuva e altas temperaturas - Foto: GuaçuAgora
publicidade

Em razão da ausência de chuvas, a Operação Estiagem de 2024, que incluem as ações preventivas a incidência de incêndios, foi prorrogada por mais duas semanas, seguindo até o próximo dia 15.

Assim, as equipes da Defesa Civil Municipal e do Corpo de Bombeiros prosseguem em estado de atenção e mantendo as atividades preventivas que já vêm ocorrendo desde 1 de maio.

Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram

O tenente da Polícia Militar e presidente da Coordenadoria Municipal da Defesa Civil, Gildézio Cezário, explicou que a decisão do Estado visa atenuar os impactos da estiagem na população, no meio ambiente e no patrimônio.

“Já havíamos definido que a Operação continuaria de sobreaviso, com ou sem chuva devido às condições climáticas”, afirmou.

Segundo ele, para o período de estiagem é feito um plano preventivo com o objetivo de compreender e investir na prevenção dos riscos de causadores de incêndios, como, por exemplo, bitucas de cigarros.

“Atividades preventivas contra queimadas continuam em andamento e as dicas de prevenção incluem evitar fogueiras, não soltar balões, não utilizar fogo para limpar terrenos e não queimar lixo”, alertou.

Para denúncias, é possível ligar para o número 153 (Guarda Civil Municipal) ou 190 (Polícia Militar) e, em casos de incêndio, para 193 (Corpo de Bombeiros).

Em 2024, no período entre janeiro e setembro, foram atendidas 299 ocorrências de incêndio em vegetação natural na cidade, segundo levantamento de dados do Corpo de Bombeiros de Mogi Guaçu.

O número representa um aumento de 95% em comparação ao mesmo período de 2023, quando o município registou 153 ocorrências.

Já em relação ao mesmo período entre os anos de 2024 e 2022, houve um aumento de 32% de atendimentos, quando Mogi Guaçu registrou 225 ocorrências de incêndio em vegetação natural.