A partir das 9h44 deste domingo (22), a Primavera de 2024 começa oficialmente no hemisfério sul e para este ano, os meteorologistas apontam que a estação terá a influência do fenômeno La Niña, com fraca intensidade.
Na prática, ela deverá aumentar as condições para chuva em áreas do Sudeste durante a parte final da Primavera, com possibilidade de formação de eventos de ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul) entre novembro e dezembro.
Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram
De acordo com as projeções meteorológicas, para outubro a previsão é de chuva dentro da média no estado, com pancadas mais regulares devendo ocorrer principalmente na segunda quinzena do mês.
Como é característico da estação, a passagem de frentes frias não deve suficiente para causar frio e as ondas de calor poderão ser ainda mais frequentes. causar grande resfriamento no interior paulista. Ainda há possibilidade de onda de calor preferencialmente na primeira quinzena do mês, com tendência de temperaturas médias acima das marcas históricas.
Em novembro, as pancadas de chuva serão mais frequentes do que em outubro, mantendo os volumes acumulados dentro da média.
Já para dezembro, os meteorologistas indicam para chances maiores de chuvas acima da média, especialmente em razão da possibilidade de formação de ZCAS e corredores de umidade mais intensos.