
A equipe de verificação do Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) concluem nesta quarta-feira (11) os procedimentos de verificação dos taxímetros instalados nos taxis que atuam em Mogi Guaçu.
A aferição dos equipamentos é obrigatória, com os profissionais atendendo ao agendamento já realizado junto ao órgão estadual e comparecendo até o local de verificação instalado na Avenida Vereador Victor Bueno, no Jardim Novo II.
Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram
Durante a inspeção, os agentes também irão conferir a documentação legal exigida como alvarás e autorizações, registros e licenciamento do veículo e certificado da verificação 2023. A guia de recolhimento da taxa de verificação também é exigida.
Os taxistas autuados por trafegar com o taxímetro irregular têm dez dias para apresentar defesa ao órgão.
Segundo o Ipem, o objetivo da verificação periódica dos taxímetros é certificar se o preço registrado pelo equipamento corresponde, com base na distância e no tempo gasto, ao trajeto percorrido pelo veículo.
A verificação abrange também a análise das condições gerais dos veículos, como a rolagem e rodagem dos pneus e do taxímetro (tarifa, lacres, entre outros). A verificação também é feita para manter a relação de confiança entre o cidadão e o governo.
A ação é realizada pela equipe de fiscalização da regional do instituto localizada em São Carlos (SP).