O gabinete de crise segue mobilizado para o enfrentamento aos focos de incêndio - Foto: Divulgação/Governo SP
publicidade

O Governo de São Paulo renovou até a próxima terça-feira (10) o alerta de risco elevado para incêndios em todo o estado. De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da Defesa Civil estadual, nos próximos dias as regiões norte, noroeste e oeste continuarão com o tempo seco e sem condições para precipitações.

As temperaturas continuam em elevação, com queda da umidade relativa do ar, atingindo níveis críticos, com valores abaixo dos 35%. Com isso, a sensação será de tempo quente e abafado. O Mapa de Risco da Defesa Civil, usado no monitoramento, aponta para a possibilidade de queimadas em todo o território paulista.

Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram

O Governo de São Paulo mantém o gabinete de crise que monitora a situação dos incêndios e coordena as ações de prevenção e combate ao fogo.

Nesta quinta-feira (05), a gestão estadual liberou R$ 5,9 milhões para a contratação de serviços de monitoramento e combate a incêndios florestais com aeronaves. As aeronaves são importantes nos trabalhos em regiões de difícil acesso por vias terrestres, como no caso das unidades de conservação.

O recurso liberado vai permitir a contratação de 120 horas de voo de monitoramento e 300 de combate aéreo, somando 420 horas. O Governo de São Paulo já conta com a contratação de outras 1.200 horas de voo via Secretaria do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística e 200 horas pela Defesa Civil que podem ser utilizadas nas queimadas.

Nesta sexta-feira (06), o CGE contabiliza 9 focos de incêndio em todo o território paulista.