Até segunda-feira (30), os interessados em participar do curso gratuitos de gestores e agentes socioculturais promovidos pela Caravana Energia da Cultura podem fazer realizar sua inscrição.
O projeto chega a Mogi Guaçu através do Instituto Neoenergia e pelo Cultura e Mercado, viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Neoenergia Elektro.
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As inscrições devem ser feitas nesse link. A seleção dos participantes será em 1º de outubro. A divulgação dos selecionados acontece no dia seguinte, por e-mail. Caso não sejam preenchidas as vagas, os suplentes serão convocados em 17 de outubro, também por e-mail.
As formações ocorrerão entre os dias 25 e 27 de novembro, nesta edição com três temáticas: Territórios Criativos: histórico e potências locais; Planejamento e Gestão de Projetos; e Aspectos Jurídicos em Projetos Culturais. A formação será presencial e terá aplicabilidade prática. Estão previstos outros temas em 2025.
“A Caravana tem como objetivo compartilhar ferramentas estratégicas e ampliar o alcance de conhecimento técnico aplicado à gestão de projetos socioculturais. Nosso compromisso é promover o fortalecimento das redes locais e impulsionar a economia criativa como vetor de desenvolvimento econômico e social”, destaca Renata Chagas, diretora-presidente do Instituto Neoenergia.
Um dos destaques da Caravana Energia da Cultura é a valorização de especialistas das cidades por onde o projeto passará. Haverá especialistas locais convidados a participar como formadores das turmas.
No primeiro tema “Territórios Criativos: histórico e potências locais”, os produtores e agentes locais farão reconhecimento, com os participantes, das atividades culturais e uma observação do histórico de ações e programas da região.
O segundo tema, “Planejamento e Gestão de Projetos”, abordará os 4 Ps da Elaboração Estratégica de Projetos: pesquisa, planejamento, processo e público. Os participantes saberão sobre um roteiro lógico para planejamento da escrita completa de um projeto, desde a ideia, passando pelo orçamento e prestação de contas/relatórios. Também está previsto um conteúdo sobre as diferentes fontes de recursos e as múltiplas modalidades de financiamento na área cultural, nas esferas federal, estadual e municipal.
O último tema, “Aspectos Jurídicos em Projetos Culturais”, será sobre as noções básicas de contratos, direitos autorais e de imagem, entre outros.
A Cultura e Mercado é pioneiro na discussão do setor cultural brasileiro. Criado como um blog em 1998, tornou-se um site referência em informações e análises para artistas e gestores culturais.
Desde 2010, oferece cursos livres, voltados para o mercado de cultura e entretenimento, economia criativa e terceiro setor. Tem como missão desenvolver e profissionalizar esses setores no Brasil. Além disso, tem realizado seminários de grande importância para o setor da cultura, contribuindo ativamente com as discussões sobre o cenário da produção cultural no país.