O termo Lua Azul não tem relação à cor do satélite, mas sim ao fenômeno de duas luas cheias no mesmo mês - Foto: Divulgação
publicidade

A noite desta segunda-feira (19) será marcada pela Superlua Azul iluminando o céu do Brasil e prometendo atrair os olhares e câmeras.

Segundo a Nasa, a Lua estará cheia já durante a tarde, mas apenas será visível no horizonte a partir do início da noite.

Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram

Aqueles que planejam aproveitar a experiência com mais intensidade, a agência espacial norte-americana também recomenda que os espectadores procurem por locais com pouca poluição luminosa, como áreas rurais ou parques distantes das luzes urbanas.

Diferente do que possa parecer, termo Lua Azul não tem relação à cor do satélite, mas sim ao fenômeno de duas luas cheias no mesmo mês. Apesar do nome sugira uma tonalidade azulada, durante o nascer e o pôr do Sol, a lua poderá ganhar um brilho levemente avermelhado.

Já a Superlua ocorre quando a lua atinge o ponto mais próximo da órbita do planeta Terra, parecendo maior e mais brilhante no céu.

O fenômeno celeste desta segunda é ainda mais especial porque essa será a primeira de quatro Superluas consecutivas em 2024.