O projeto do estudante Paulo Henrique de Carvalho Camilo, do sexto semestre do curso superior de tecnologia em Projetos Mecânicos, da Fatec (Faculdade de Tecnologia) Arthur Azevedo, de Mogi Mirim, é um dos destaques da 15ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza, que acontece em São Paulo.
O trabalho desenvolvido sob orientação do professor Eliandro Rezende da Silva é uma alternativa de prótese para pessoas que perderam o braço inteiro apresentando um modelo mais econômico e intuitivo que os atualmente disponíveis no mercado.
Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram
O braço mecânico é composto principalmente por peças de impressão 3D, servos motores, software Arduino e um módulo giroscópio posicionado no ombro do paciente.
Por meio de sensores, o dispositivo é controlado por movimentos de cabeça do usuário.
A Feira teve início nesta segunda-feira (19) e segue até a próxima quinta-feira (22), no Pavilhão 7 do São Paulo Expo, e nesta edição apresenta 132 projetos, sendo 112 elaborados por estudantes de Etecs (Escolas Técnicas Estaduais), Fatecs e do Grupo de Estudo de Educação a Distância.
A mostra ainda conta com a participação de 20 trabalhos de outras instituições de Educação Profissional e Tecnológica nacionais e internacionais.
Os projetos serão avaliados por uma comissão de mais de 70 jurados, que vão levar em conta critérios como criatividade, inovação, viabilidade econômica e sustentabilidade.
Os autores dos cinco trabalhos mais bem avaliados ganharão celulares de última geração, notebooks e tablets.