O governo do estado de São Paulo criou um gabinete de crise para pronta resposta à população com relação aos incêndios intensos que ocorrem no interior do estado.
A ação de monitoramento e controle, que ocorre durante todo o final de semana, faz parte da Operação SP Sem Fogo e conta com técnicos da Defesa Civil do Estado e das secretarias da Segurança Pública, Agricultura e Abastecimento e de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística.
Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram
De acordo com o monitoramento do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência) da Defesa Civil, 30 cidades estão com alerta máximo para grandes queimadas e estão neste momento com focos ativos de incêndio.
São localidades que estão com baixa umidade do ar e risco elevado com a onda de calor que atinge todo o estado.
Incêndios florestais podem atingir grandes áreas de vegetação natural. Com as rajadas de vento, o fogo pode se alastrar rapidamente.
As queimadas emitem fumaça densa e tóxica que prejudica o meio ambiente e a saúde humana, causando problemas ao sistema respiratório e desordens cardiovasculares. Dois funcionários de uma usina em Urupês morreram nesta sexta-feira (23) tentando combater um incêndio.