Apesar de disponível em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) desde a segunda quinzena de junho para crianças e jovens com idad4e entre 10 e 14 anos, a procura pela vacina contra dengue segue muito baixa em Mogi Guaçu.
De acordo com números divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, até esta segunda-feira (26) somente 189 doses haviam sido aplicadas.
Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram
A marca representa 2,05% do público-alvo estimado na cidade, projetado em 9.227 pessoas, muito à quem do projetado pelas autoridades, que apontam a taxa de cobertura ideal na casa dos 90%.
A vacina Qdenga segue disponível nas 21 unidades de saúde. Para receber a dose, os pais devem comparecer ao posto de saúde mais próximo de sua casa e apresentar um documento com foto e caderneta de vacinação dos filhos, além do Cartão SUS.
Do total de doses aplicadas, 36 foram em crianças com idade entre 10 e 11 anos. As demais 156 doses foram direcionadas para jovens com 12, 13 e 14 anos.
A Secretaria de Saúde destaca que a imunização contra a dengue no município segue as determinações do Programa Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde, que define o público-alvo a ser vacinado.
O esquema vacinal é composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas. Além da documentação obrigatória, é preciso que a criança não tenha contraído o vírus da dengue nos últimos seis meses para receber a imunização.
“A vacina é extremamente segura e confere proteção à doença, reduzindo hospitalizações, casos graves e óbitos, assim, pedimos que todos os pais se esforcem para vacinar os filhos. É preciso que todos se conscientizem da importância dessa imunização, porque somente desta forma iremos alcançar o nosso público-alvo, a fim de proteger o maior número de indivíduos possível”, disse a enfermeira da Vigilância em Saúde, Ana Paula Cunha.
O atendimento ao público acontece de segunda à sexta-feira, das 8h00 às 16h00 nas UBSs Guaçu Mirim, Zona Sul, Centro de Saúde, Centro Oeste, Zona Norte, Zaniboni I, Zaniboni II, Santa Cecília, Ypê Pinheiro e Martinho Prado Júnior.
Já nas unidades Hermínio Bueno, Eucaliptos, Rosa Cruz, Ypê II, Alto dos Ypês, Guaçuano, Fantinato, Santa Terezinha, Chaparral, Suécia e Chácaras Alvorada o atendimento ocorre das 8h00 às 10h45 e das 13h00 às 15h30, também de segunda à sexta-feira.