Na saída, os horários de pico devem ser na tarde de sexta (05) e manhã de sábado (06) - Foto: Divulgação
publicidade

O feriado estadual de 9 de Julho (Revolução Constitucionalista), na próxima terça-feira (09) deverá elevar o fluxo de veículos nas rodovias da região, principalmente nas SP-340 e SP-342.

De acordo com a concessionária Renovias, 615 mil veículos devem trafegar no corredor que faz a ligação da RMC (Região Metropolitana de Campinas) com o Circuito das Águas e Sul de Minas Gerais.

Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram

A Operação Especial 9 de Julho começa a zero hora de sexta feira (05) e segue até a meia-noite terça-feira.

As projeções da Renovias apontam que os fluxos mais intensos devam ser registrados das 15h00 às 20h00 de sexta-feira e das 9h00 até às 13h00 do sábado (06). No retorno, é esperada maior concentração de veículos das 11h00 às 20h00 de terça-feira.

Especialmente para este feriado, o coordenador de tráfego da Renovias, Alexandre Bueno da Silva, alerta os motoristas para os cuidados ao dirigir em condições climáticas adversas.

“Nesta época do ano, em que o clima é mais frio e seco, é muito comum o motorista se deparar com trechos de neblina, principalmente, no início da manhã e à noite. Por isso, é necessário ampliar os cuidados, pois a visibilidade fica comprometida e pode ocasionar acidentes”, comentou.

Diante da pouca visibilidade provocada pela neblina, as principais orientações são: trafegar com o farol baixo aceso; reduzir gradualmente a velocidade; manter maior distância do veículo que segue à frente; evitar o embaçamento dos vidros, acionando a ventilação, o ar-condicionado ou abrindo levemente as janelas; e nunca ligar o pisca-alerta com o veículo em movimento.

Outra preocupação nesta época do ano é com as queimadas. Ao notar focos de incêndio à margem da rodovia, o motorista não deve cruzar a cortina de fumaça (se houver) e, imediatamente, informar a concessionária.

O SAL (Serviço de Atendimento ao Usuário) está disponível 24 horas por dia aos clientes da Renovias. Para acioná-lo, basta ligar para o número 0800 055 9696 ou usar um dos telefones de emergência, implantados a cada quilômetro.

Condições antecipadas do tráfego e dicas de segurança podem ser obtidas pelo site www.renovias.com.br.