A implantação de um sistema integrado entre as escolas municipais com o CEGIM (Central Guaçuana de Inteligência e Monitoramento) foi um dos projetos de destaque na edição deste ano do Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes, promovido pela Rede Cidade Digital e premiado no evento promovido em Jaguariúna (SP), nesta quarta-feira (10).
O encontro que reuniu representantes das cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas) no auditório do campus I da UniFAJ (Centro Universitário de Jaguariúna) contemplou 20 projetos classificados como inovadores implementados nos municípios da região.
Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram
O projeto guaçuano foi implementado no primeiro semestre de 2023. Desde então, através dos smartphones disponíveis nas próprias unidades de ensino, é possível acionar uma espécie de ‘Botão de Pânico’, que dispara um alerta no CEGIM e direciona as viaturas da GCM (Guarda Civil Municipal) em patrulhamento para o endereço de onde o alerta partiu.
Segundo o secretário municipal de Segurança Pública, Elzio Romualdo, até agora, felizmente, o sistema não teve nenhum acionamento. No entanto, desde que foi implementado, a sensação de segurança nas unidades é maior.
“Implementamos o sistema pouco depois da onda de ataques contra escolas que ocorreu em várias cidades do país. O corpo docente foi orientado e a GCM tem condições de dar uma resposta imediata em qualquer eventualidade. Testamos e o tempo de resposta é de poucos minutos”, destacou o secretário.
Romualdo salientou ainda que o projeto implementado nas escolas municipais deverá ser ampliado e envolver outras repartições públicas. A intenção é que locais como UBSs (Unidades Básicas de Saúde) possam também contar com o sistema que permite alertar as forças de segurança sobre qualquer situação de risco.
“No dia-a-dia o servidor pode ser surpreendido por alguma situação anormal que coloque ele ou a população de maneira geral em risco. Por isso, ter uma ferramenta que numa única ação possa acionar a GCM é tão importante”, complementou.
Para a seleção das Prefeituras Inovadoras, foram considerados diversos fatores, entre eles a utilização da tecnologia para a inovação estratégica na atual gestão e o impacto positivo no desenvolvimento socioeconômico do município.
“O reconhecimento valoriza as gestões municipais que estão buscando usar a tecnologia de forma inteligente para melhorar a qualidade de vida da população local. A inovação no setor público não é apenas uma opção, mas uma necessidade urgente para garantir a relevância e eficácia da governança na era digital”, afirmou o diretor da Rede Cidade Digital, José Marinho.
Além do secretário de segurança, a comitiva guaçuana presente no Fórum contou com o vice-prefeito Major Marcos Tuckumantel, o secretários Josimar Araújo Borges Cerqueira e Eduardo Manfrin Schmidt e o corregedor da GCM Josué Diego Braga.