Com o objetivo de alcançar recursos suficientes para a compra e instalação de um equipamento especial que facilite sua entrada e saída do veículo, familiares do guaçuano Flávio Lopes, de 60 anos, morador do Jardim Almira, iniciaram na quinta-feira (18) uma campanha virtual para a arrecadação dos valores necessários.
A iniciativa tem como meta alcançar R$ 20 mil, necessários para a aquisição de um banco automotivo giratório, desenvolvido para se adaptar a uma base sob rodas que facilita a mobilidade de pessoas portadores de deficiência com comprometimento motor.
Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram
No caso de Flávio, o sistema será instalado no banco de passageiro e garantirá a família maior facilidade na sua colocação e retirada do veículo.
O equipamento é adaptável a qualquer veículo, mas necessita de instalação especializada, normalmente realizada por empresas que já atuam na adaptação de veículos para PCDs (Pessoas Com Deficiência).
A mobilização virtual está disponível na plataforma Vakinha.com.br (clique aqui para acessar) e até o final da tarde desta segunda-feira (22), já havia totalizado 95 adesões, com uma arrecadação total de R$ 6,77 mil.
De acordo com a esposa de Flávio, Sandra Pina, o cadastro na plataforma foi feito por uma sobrinha do casal que está junto há 34 anos.
Conforme detalhado na própria campanha, o morador do Jardim Almira é portador de uma doença degenerativa chamada ataxia cerebelar, que afeta sua coordenação motora e equilíbrio, provocando a perda progressiva dos movimentos.
Assim, as dificuldades de locomoção para atividades rotineiras e para o próprio tratamento da doença tem sido cada vez maior.
Com o banco especial, as atividades diárias se tornarão menos traumáticas e permitirão que uma única pessoa possa colocá-lo e retirá-lo do carro, causando menor stress inclusive para ele.
O equipamento é bastante popular e sua funcionalidade é amplamente destacada por pessoas que atuam diretamente com portadores de deficiência.