De acordo com monitoramento feito pela Defesa Civil do Estado de São Paulo, através do seu Centro de Gerenciamento de Emergências, Mogi Guaçu está na área de alto risco para incêndios.
A condição ocorre em razão do seco e baixa umidade do ar, que favorece a propagação de queimadas florestais e em trechos de vegetação.
Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram
O apontamento é realizado por meio do monitoramento das condições climáticas que definem o Mapa de Risco de Incêndio em todas as regiões paulistas.
O software utiliza algoritmos que cruza dados como unidade relativa do ar, temperatura, velocidade do vento, previsão de chuva e classifica as regiões com maior probabilidade de queimadas sinalizando isso em mapa com escala de cores.
Uma outra ferramenta é o SMAC, que monitora em tempo real os focos de incêndio existentes no estado. A partir de imagens de satélites é possível identificar um incêndio e acionar as equipes de brigadistas para combaterem as chamas.
Segundo a Defesa Civil, a população deve contribuir para evitar queimadas florestais. Algumas ações irresponsáveis agravam a situação e geram focos de incêndio.
A soltura de balões apresenta um enorme risco não só para queimadas, mas também para a aviação civil e integridade física das pessoas.
A recomendação do órgão é para que as pessoas não queimem lixo, não usem fogo para a limpeza de terrenos em áreas rurais e não jogo bituca de cigarro às margens das rodovias.
Diante de qualquer situação de emergência deve-se manter a calma e acionar a Defesa Civil pelo número 199.