Esta sexta-feira (19) começou com transtornos em diversos países em razão de problemas técnicos que afetaram operações de companhias aéreas internacionais, empresas ferroviárias e do setor de telecomunicações, entre outros serviços.
A FAA (Administração Federal de Aviação do Estados Unidos), companhias áreas, incluindo Delta, United e American Airlines, suspenderam os voos no início da manhã, em razão de ‘problemas de comunicação’.
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Aeroportos em Berlim, na Alemanha, Amesterdã-Schiphol, nos Países Baixos, Hong Kong, Espanha e Suíça também foram afetados por problemas similares.
No aeroporto de Sydney, foram registradas extensas filas. As companhias aéreas Air France, KLM (dos Países Baixos) e Ryanair (da Irlanda) enfrentaram contratempos em suas operações, assim como as três companhias aéreas indianas IndiGo, SpiceJet e Akasa Air.
O apagão também afetou hospitais nos Países Baixos, a Bolsa de Valores de Londres e o sistema ferroviário britânico, além da programação do canal Sky News, no qual foi interrompida, e também o canal nacional ABC, na Austrália foram afetados por uma falha grave.
A companhia de telecomunicações australiana Telstra, afirmou que os cortes foram causados por questões globais que impactaram o software fornecido pela Microsoft e pela empresa de segurança cibernética CrowdStrike.
A Microsoft assegurou em suas redes sociais que está adotando medidas a fim de amenizar a situação após os problemas detectados.
No Brasil, o site Downdetector, que monitora incidências em serviços digitais, aponta que pelo menos quatro grandes bancos enfrentaram dificuldades sérias.
Os usuários destas instituições relataram prontamente a incapacidade de acessar contas, realizar pagamentos ou mesmo fazer logins em seus respectivos aplicativos. Entre os bancos afetados estão Banco Pan, Bradesco, Neon e Next.