Crianças com idade de 10 e 11 anos começam a ser vacinadas contra dengue a partir desta segunda-feira (24) em Mogi Guaçu.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Mogi Guaçu, o imunizante estará disponível em sete UBSs (Unidades Básicas de Saúde: Jardim Fantinato, Parque dos Eucaliptos, Centro de Saúde, Centro Oeste, Ypê Pinheiro, Alto dos Ypês e Martinho Prado.
Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram
Por enquanto, o atendimento ocorrerá apenas no período da manhã, das 8h00 às 11h00 e não é necessário realizar o agendamento prévio.
Para receber a dose, a criança deve estar acompanhada dos pais ou responsáveis, que obrigatoriamente deverão apresentar a caderneta de vacinação de rotina dos menores, documento com foto de identificação pessoal da criança e Cartão SUS.
A vacinação acontece em razão do envio de um lote com 2.307 doses pelo Ministério da Saúde. De acordo com os números do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a quantidade é suficiente para atender cerca de dois terços da população local dentro da faixa etária atendida.
A coordenadora e enfermeira da Vigilância em Saúde, Rosa Maria Pinto, explicou que o esquema vacinal será composto de duas doses, com intervalo de três meses entre elas. Além da documentação obrigatória, é preciso que a criança não tenha contraído o vírus da dengue nos últimos seis meses para receber a vacina.
“Segundo nota técnica emitida pela Secretaria de Saúde Estadual, não é indicada a vacinação contra a dengue junto a outros imunizantes, devendo-se aguardar um intervalo de 30 dias para aplicação de outras vacinas. Já no caso de a criança ter contraído dengue deve esperar um intervalo de seis meses para receber o imunizante”, falou.