A adoção de medidas preventivas são necessárias para reduzir os riscos - Foto: Divulgação
publicidade

Além de prejudicar a qualidade do ar, a flora e a fauna, as queimadas são grandes causadoras de ocorrências no setor elétrico.

Em Mogi Guaçu, a prática já provocou o aumento de 200% no número de casos, em relação ao mesmo período do ano passado. A partir desta época do ano, em que se configura o período seco, as queimadas costumam se intensificar.

A adoção de medidas preventivas são necessárias para reduzir os riscos – Foto: Divulgação

Os equipamentos da rede elétrica, quando expostos às queimadas, têm seu funcionamento prejudicado, o que pode causar o desligamento de linhas de transmissão, de distribuição e subestações, bem como causar graves acidentes com pessoas que estão próximas a estas áreas, além de interromper o fornecimento de energia de serviços essenciais para a população como hospitais, unidades de serviço de abastecimento de águas, escolas, entre outros.

De acordo com a concessionária, além das queimas espontâneas e criminosas, situações decorrentes da soltura de fogos de artifício também são registradas neste período do ano.

Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram

Em razão disso, medidas de segurança para prevenir as chamas precisam ser observadas.

Para reduzir o número de acidentes provocados por queimadas e conscientizar a população sobre os riscos dessa prática, a Elektro reforça constantemente orientações que podem reduzir o impacto aos seus clientes.

A concessionária ressalta que a prevenção de incêndios é responsabilidade de todos. Ao adotar medidas de segurança, é possível evitar acidentes e preservar o meio ambiente.

A empresa destaca algumas orientações importantes como evitar acender fogueiras ou queimar lixo próximo à rede elétrica; não jogue pontas de cigarro ou fósforos acesos em áreas com vegetação seca; jamais solte balões, pois eles representam um grande risco de incêndio, podendo causar curtos-circuitos na rede elétrica; mantenha a vegetação ao redor de sua residência sempre limpa e livre de materiais inflamáveis, como folhas secas e galhos; e evite o uso de fogos de artifício em áreas próximas a vegetação seca, pois as faíscas podem iniciar incêndios.

Em caso de focos de incêndio, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros e evite se aproximar do local.

A Elektro também alerta para que, em caso de queda de fios ou postes de energia devido a incêndios, a população deve manter distância e acionar imediatamente a empresa pelo 0800 701 01 02.