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Não se surpreenda se um dia o Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) enviar um e-mail ou mensagem pelo WhatsApp para dar os parabéns por seu carro novo. Não é golpe.

A funcionalidade está funcionando desde o mês de março – Foto: Reprodução

É um novo meio de divulgação da TDV (Transferência Digital de Veículos), recurso lançado em março pelo órgão. Muita gente usa a Carteira de Trânsito Digital (CDT) na hora de adquirir um veículo, já que se trata de um documento nacional e bastante conhecido, mas ainda não sabe que a operação iniciada na CDT já pode ser concluída à distância, com praticidade e em pouco tempo, com a TDV.

A integração entre os dois aplicativos, o da CDT, que recebe a comunicação de compra e venda, e o da TDV, que permite a transferência de propriedade, foi realizada no final de maio.

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E para divulgar a novidade que o Detran-SP passou neste mês a informar aos novos compradores, por meio de mensagens, sobre esse atalho eletrônico.

“Detran-SP informa”, abre o texto. “Olá. Parabéns pela sua nova aquisição! Para finalizar o processo de compra de veículo iniciado na Carteira Digital de Trânsito, utilize a Transferência Digital de Veículos (TDV) do Detran-SP. Rápido, seguro e eficiente! Acesse o guia passo a passo abaixo.” A mensagem termina com votos de viagens seguras e agradáveis no novo veículo e dois links: um para um vídeo com o passo a passo mencionado no texto, uma forma de ajudar o motorista na transferência, e outro vinculado à página da internet dedicada à TDV.

O objetivo é difundir o uso do recurso que já fez com que o processo de transferência de propriedade veicular, antes de até 10 dias, caísse para questão de segundos. Hoje, cerca de 600 comunicações de compra e venda de veículos são feitas por dia, por cidadãos do estado de São Paulo, via CDT.

Muitos, por ainda desconhecer o serviço da TDV, se deslocam até uma unidade do Poupatempo para finalizar a operação de transferência de propriedade. Mas isso já pode ser resolvido pelo celular, na palma da mão, em qualquer lugar e a qualquer hora do dia entre as 6h00 e as 22h00 – e não apenas em horário comercial, como no atendimento presencial.