Alunos serão mobilizados em buscar soluções voltadas ao uso racional da água - Fotos: Divulgação
publicidade

Nesta sexta-feira (10) a unidade do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) de Mogi Guaçu será palco para o projeto Arte de Inovar com Maratona de Inovação – Edição Sustentabilidade.

A iniciativa que busca estimular junto aos alunos da unidade o pensamento criativo e inovador, ao mesmo tempo que incentiva a conscientização ambiental entre o público jovem terão suas atividades acontecendo a partir das 13h30 e seguir ao longo da tarde.

Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram

O projeto desenvolvido pela Loa Produções Culturais, em parceria com o Ministério da Cultura através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, será aberto com o espetáculo teatral Água à Vista, abordando questões relacionadas à escassez de água.

Na sequência, os espectadores participarão de uma competição de ideias, conhecida como hackathon, onde têm a oportunidade de se envolver como protagonistas no desenvolvimento de soluções voltadas para a preservação do planeta. Além disso, são incentivados a pensar em ações concretas para enfrentar problemas reais da sociedade.

O diretor de projetos culturais, Wellington Sacheti descreve a dinâmica do evento, que se divide em três fases: Arte, Criatividade e Inovação.

“Os participantes serão provocados a fazer reflexões depois de assistir a apresentação do espetáculo teatral Água à Vista, que aborda questões sociais importantes como o desafio de se viver em um planeta com escassez de recursos hidricos”, explica Sacheti.

As soluções criadas a partir das propostas dos estudantes serão apresentadas a um painel de jurados, e as três de maior destaque receberão um certificado de reconhecimento.

Todos os participantes receberão um certificado de participação e um kit composto por uma revista educativa que aborda temas de inovação, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU (Organização das Nações Unidas) e competências do futuro delineadas pelo Fórum Econômico Mundial.

A CEO da Loa Produções Culturais, Andréia Nunes, destaca a singularidade do evento, que une arte, cultura e inovação em um projeto pioneiro no Brasil.

“É um evento de grande impacto e que movimenta o ecossistema de inovação, tecnologia e negócios por onde passa. E é pioneiro porque é o único no Brasil a envolver arte, cultura e inovação em um único projeto. Com a arte conseguimos conduzir os participantes a chegarem mais rapidamente no entendimento dos problemas para propor soluções”, destaca.