O bloqueio atmosférico que vem provocando esta nova onda de calor resultou nesta quinta-feira (02) no registro da tarde mais quente para a região de Campinas dos últimos 35 anos, segundo dados divulgados pelo Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura).
Os 33,2ºC registrados às 14h00 foi a marca mais elevada verificada no período desde 1989.
Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram
Em Mogi Guaçu as medições apontaram temperatura ainda mais alta, com a estação meteorológica do Ciiagro (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas) apontando a máxima de 34,1ºC nesta quinta-feira à tarde.
Além do forte calor, a baixa umidade relativa do ar também tem sido verificada na cidade ao longo dos últimos dias, com a mínima desta quinta ficando em 35%.
E segundo as projeções do Instituto ClimaTempo, o registro de novos recordes não está descartado. Para esta sexta-feira (03) as máximas poderão chegar mais uma vez à casa dos 34ºC, sem possibilidade de chuvas e com a umidade relativa do ar atingindo a mínima de 39%.
No final de semana é possível que esquente ainda mais.
Para sábado (04), os meteorologistas apontam que os termômetros poderão subir para os 36ºC no decorrer da tarde, o que, se confirmado, marcará o dia mais quente já registrado no mês de maio. A umidade relativa do ar deve ficar na casa dos 38%.
No domingo (05) as temperaturas máximas deverão bater os 35ºC, a o índice de umidade descer até os 37%.
Não estão previstas chuvas no final de semana.