O projeto oferecerá vagas para duas turmas no mês de julho - Foto: Divulgação
publicidade

Mogi Guaçu será uma das cidades onde o projeto ‘A Arte de Bordar’ estará oferecendo aulas de bordado em pedraria para mulheres com idade a partir de 16 anos.

A iniciativa da artista e instrutora de técnicas de bordado Fernanda Nadal irá atender 100 guaçuanas, com aulas divididas em duas turmas, nos períodos da manhã e tarde, entre os dias 1 e 6 de julho.

Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram

As inscrições serão abertas na segunda-feira (27) e seguirão disponíveis às interessadas até 27 de junho. Elas poderão ser realizadas pela internet, através do formulário online disponível na plataforma Forms.

Segundo os responsáveis, a prioridade é para mulheres desempregadas ou que necessitem de renda adicional para complemento dos ganhos familiares.

Segundo os organizadores, para participar não é necessário ter experiência na área.

As aulas serão ministradas no Centro Cultural José Fantinatto, com um total de 25 horas/aula, mais uma mostra especial com os trabalhosa desenvolvidos pelas participantes marcando o encerramento.

As integrantes vão receber um kit de bordado, composto por tecido, agulha, fio e pedrarias, para que possam utilizar tanto durante a realização das atividades, quanto para iniciar a criação das suas primeiras peças após a qualificação.

Além disso, recebem cartilha com o passo a passo da arte de bordar, para consulta durante e posteriormente às aulas. Entre as temáticas desenvolvidas nas formações, estão o aprendizado de dezesseis pontos de bordado em pedraria e formas de arremate.

Fernanda Nadal pretende trazer a oportunidade de mulheres terem suas vidas transformadas a partir da arte do bordado e da geração de economia e renda. A artista atua com grandes marcas do mundo da moda e ministrou cursos e oficinas presenciais e online, além do Brasil, em países como Itália, França, Alemanha, Estados Unidos, Paraguai, Inglaterra, Suécia, Austrália e Portugal.

“É uma alegria oferecer o curso para 100 mulheres de Mogi Guaçu e das cidades do entorno. Já passamos por outras cidades de São Paulo e Brasil, e percebemos o impacto que o curso pode trazer para a vida de muitas mulheres, ajudando-as a reescreverem suas histórias, a partir das linhas e agulhas. A sustentabilidade é o principal pilar da moda e técnicas de bordado são grandes aliadas nas transformações e na reutilização de muitas peças”, destaca.

O projeto acontece graças à Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Mahle.