
Alunos da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Márcia Helena Martini Falsete Risola participaram ao longo da última semana da fase inicial do projeto Cine Arte II.
Voltada à crianças e adolescentes de 6 a 12 anos, a ação tem como objetivo oferecer as ferramentas necessárias para a criação de projetos cinematográficos que abordem, de forma lúdica, temas como sustentabilidade, preservação da água, consumo consciente, responsabilidade no trânsito, energia, reciclagem, mobilidade urbana e alimentação saudável.
Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram
Na primeira etapa, o projeto Cine Arte II incluiu a realização de três dias de oficinas. Divididos em grupos de no máximo cinco alunos, os adolescentes terão contato com os principais conceitos do mundo do cinema como: filmagem, enquadramento de cenas, noções de equipamentos de vídeos, edição, escolha de trilha, criação de personagens, roteiro e iluminação.
Além disso, terão a oportunidade de imergir nos gêneros de filmes de ficção, documentários, entre outros.
Ainda nas oficinas, os alunos farão a gravação de depoimentos e captura de imagens. Sempre seguindo o roteiro escrito previamente. O último dia de oficina será dedicado à edição dos curtas, com a inserção de trilha e legendas.
A segunda etapa do projeto será promovida nesta segunda (13) e terça-feira (14) em dois locais: EMEF Jardim Santa Terezinha II – CAIC e EMEF Profa. Márcia Helena Martini Falsete Risola.
A programação inclui a realização de sessões de cinema, interações teatrais e workshops sobre uso de água e energia, reciclagem e segurança no trânsito.
Também serão exibidos os curtas-metragens produzidos durante a Oficina de Cinema pelos alunos da EMEF Profa. Márcia Helena Martini Falsete Risola. Ao todo, serão quatro sessões por dia de programação.
Para acolher a ação cultural, será montada uma estrutura gigante de cinema inflável, com 15 metros de comprimento e quatro metros de altura, equipada com telão, projetor de áudio e vídeo, além de almofadas para acomodação do público.
Para deixar a programação ainda mais divertida, todos os presentes terão direito a pipoca.
Ao final de cada sessão, as crianças e adolescentes levarão para casa um livreto com explicações sobre os temas que foram abordados nos curtas-metragens.
O Cine Arte II é um projeto itinerante que tem como objetivo aproximar crianças e adolescentes do mundo das artes, promover acesso à cultura e conscientizar sobre temas de grande importância para o futuro como a preservação dos recursos naturais, sustentabilidade, entre outros.
O Cine Arte II é uma realização da Perfectto Projetos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Rouanet), com patrocínio da Tenneco e apoio da Prefeitura Municipal de Mogi Guaçu, por meio da Secretaria de Cultura.
“Nosso objetivo é democratizar o acesso à cultura e fortalecer o papel da arte como agente de mudança social. Acreditamos que proporcionar aos jovens a oportunidade de expressarem-se artisticamente é fundamental para estimular o pensamento crítico e promover a conscientização. Esperamos que, ao se envolverem com a arte, eles também se tornem multiplicadores de importantes mensagens de reflexão e conscientização para suas comunidades. Estamos confiantes de que esse é um passo essencial para construir cidadãos mais conscientes e engajados para o futuro”, declara Paulo Reis, diretor de Relações Públicas da Perfectto Projetos.
Após passar por Mogi Guaçu, o projeto também será realizado na cidade de Mogi Mirim a partir do dia 20 de maio.