A população guaçuana tem respondido de maneira bastante positiva aos apelos de colaboração com as famílias afetadas pelas chuvas que têm assolado boa parte do estado do Rio Grande do Sul e as primeiras remessas de donativos já foram carregadas e estão a caminho dos pontos de recebimento.
O resultado das várias iniciativas que têm se espalhado pela cidade, já em pelo menos dois caminhões que estão na estrada em direção aos municípios gaúchos.
Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram
Os dois primeiros carregamentos foram realizados nesta quarta-feira (08) e pelo menos mais um está previsto para sair até a madrugada desta sexta-feira (10).
A campanha organizada pela Paróquia Santa Edwiges e estabelecimentos comerciais já destinou um volume expressivo de mantimentos, roupas, água potável, produtos de limpeza e itens de higiene pessoal, numa corrente de solidariedade que vêm mobilizando voluntários tanto na doação quanto no carregamento dos caminhões.
Na tarde desta quinta-feira (09), a comunidade católica voltou a se mobilizar para o carregamento de pelo menos mais um veículo em outra mobilização que reuniu dezenas de voluntários.
Os dados oficiais não foram contabilizados pelos envolvidos, mas a estimativa extraoficial é de que o total arrecadado tenha superado as 15 toneladas.
A este montante deverá ganhar mais algumas toneladas já que a mobilização da comunidade de Santa Edwiges segue recebendo doações pelo menos até sábado (11).
Além da campanha da comunidade católica, várias outras iniciativas também vêm acontecendo no município.
O projeto ‘A Arte de Ensinar’, em parceria com a Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Maria Diva Franco de Oliveira, no Jardim Rosa Cruz, vêm recebendo doações que serão destinadas às famílias gaúchas.
Além dos artigos tradicionais, o grupo também vem pedindo a doação de roupas intimas, leite em pó, lenços umedecidos e rações para cães e gatos.
Os donativos podem ser entregues na escola até sexta-feira das 8h00 às 18h00 e no sábado das 7h30 até às 12h00.
Outra ação vem sendo organizada pelo Fundo Social de Solidariedade de Mogi Guaçu e o Big Bom.
A campanha está recebendo doações de itens de higiene pessoal, produtos de limpeza, água potável, alimentos não perecíveis, roupas e ração para os pets.
São quatro pontos de arrecadação de itens: nas unidades do Big Bom Centro e Parque Cidade Nova; Prefeitura de Mogi Guaçu; sede da Secretaria Municipal de Assistência Social; e na FEG (Fundação Educacional Guaçuana).