Uma onça-parda resgatada nas margens da Rodovia Anhanguera, na cidade de Nova Odessa (SP) foi devolvida ao habitat em Mogi Guaçu, numa de preservação sob responsabilidade da Sylvamo.
A soltura ocorreu na primeira semana de maio de 2023, mas o local escolhido pela equipe da Associação Mata-Ciliar só foi divulgado nesta segunda-feira (20) após o processo de adaptação do felino.
Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram
O animal havia sido capturado por equipes da entidade com sede na cidade de Jundiaí (SP) e do Zoológico Municipal de Nova Odessa, acuado embaixo de um caminhão no pátio de uma empresa nas margens da rodovia e estava em processo de reabilitação na ONG (Organização Não Governamental).
Após a conclusão do reestabelecimento, a área guaçuana surgiu como opção para sua soltura em razão da não presença de uma grande população de onças-pardas e presença de biodiversidade adequada para o felino.
“Chegou muito magra, deveria ter sido expulsa de alguma área, então ela estava buscando um território, e um território sem caça, então ela estava sofrendo com essa falta de alimentação. Vai passar mais alguns dias com a gente e assim que ela estiver apta ela deve retornar à natureza”, explicou Jorge Bellix, presidente da Associação Mata Ciliar quando a captura havia sido realizada.
Segundo esclareceu a empresa, o não detalhamento do ponto exato de soltura e o intervalo entre a sua realização e divulgação se deram para assegurar a integridade do animal.