Arrecadação segue acontecendo ao longo desta semana - Foto: Gustavo Mansur/Divulgação
publicidade

A corrente de solidariedade em favor das famílias vítimas das chuvas no estado do Rio Grande do Sul também vem mobilizando os guaçuanos.

A arrecadação de itens que possam amenizar o drama daqueles afetados pelos alagamentos e a destruição causada pelas águas vem envolvendo também grupos locais, que estão se organizando para encaminhar as doações para as regiões mais afetadas.

Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram

Entre as ações já iniciadas, uma delas vem mobilizando a Paróquia Santa Edwiges e o comércio local, arrecadando artigos como produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza, alimentos não perecíveis, roupas e utensílios domésticos.

As doações podem ser encaminhadas ao longo desta semana na secretaria da igreja matriz de Santa Edwiges, na loja BL Country, Agro Império ou na Parada Girassol, localizada no Posto Rio Guaçu

Segundo os organizadores, no domingo (12), a arrecadação deverá ser carregada em um caminhão que terá como destino as áreas afetadas.

Chegou a 66 o número de pessoas mortas pelas fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul, de acordo com o último boletim da Defesa Civil divulgado às 9h00 deste domingo (05). Outros seis óbitos ainda estão em investigação e 155 pessoas ficaram feridas. Há ainda 101 pessoas desaparecidas.

O número de óbitos superou a última catástrofe ambiental do estado em setembro de 2023, quando 54 pessoas perderam a vida devido a passagem de um ciclone extratropical. As autoridades afirmam que este é o pior desastre climático da história gaúcha.

As chuvas também obrigaram 95,7 mil pessoas a abandonarem suas casas, entre 80,5 mil desalojados e 15,1 mil desabrigados. Ao todo, as chuvas já afetaram 707,1 mil pessoas no estado. Dos 497 municípios gaúchos, 332 foram afetados pelas fortes chuvas, o que representa 66% das cidades gaúchas.