A Prefeitura de Mogi Guaçu confirmou a área da antiga fábrica da Prograçu como o novo ponto de transbordo de resíduos sólidos do município.
O local nas margens da Rodovia Deputado Mário Beni (SP-340) já vinha sendo cogitada como alternativa para substituir o aterro sanitário, na região do Jardim Alvorada, e acabou sendo confirmado na última semana, após visita técnica realizada por representantes das secretarias de Serviços Municipais, de Planejamento e Desenvolvimento Urbano e Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente.
Acompanhe o Guaçu Agora nas redes sociais: curta a página no Facebook e siga o perfil no Instagram
Segundo o secretário de Serviços Municipais, Benito Aiello Júnior, um projeto está sendo elaborado para de que o espaço fique adequado para o transbordo de resíduos e de acordo com as exigências da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).
O órgão ambiental ainda precisará emitir o ATT (Área de Transporte de Transbordo) para que a área possa ser utilizada. Porém a expectativa é de que os procedimentos sejam acelerados e concluídos até o final de setembro.
Além do transbordo, a expectativa é de que o local também tenha um espaço para receber ecoponto, local de entrega voluntária de pequenos volumes, os quais buscam eliminar o descarte irregular na cidade, recebendo também materiais inservíveis.
“Nós nos reunimos hoje (quinta-feira) para discutirmos os detalhes do projeto, que será finalizado dentro de 10 dias para que possamos realizar um processo licitatório para a escolha da empresa que ficará responsável pelas melhorias na área. Vamos cumprir todos os requisitos da CETESB para termos essa área de transbordo de acordo com as leis vigentes”, comentou Aiello Júnior.
De acordo com ele, o atual aterro sanitário, onde o transbordo dos resíduos sólidos tem sido realizado, será encerrado em definitivo, assim que o trabalho for transferido para a nova área na SP-340.
Atualmente, o município coleta entre 90 e 100 toneladas de lixo doméstico por dia.